Linhas de Pesquisa

 

1. Cultura, História, Lite ratura e Documento Material 

Objetivo: A linha relaciona História e Literatura evidenciando as experiências dos diferentes grupos sociais em suas peculiaridades históricas e culturais. Abrange a História Cultural/História Social da Cultura, tendo como eixo teórico-metodológico teorias da representação, conceitos e abordagens da História Social contemporânea. Abrange o estudo do documento material, comparando-o e confrontando-o com o documento escrito, promovendo assim um diálogo entre as fontes..

Pesquisadores: Alex dos Santos Guimarães, Edmilson de Sena Morais, Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras e Márcia Cristina Lacerda Ribeiro.

 

2. História Política, Relações de Poder e Religião

Objetivo: Tem por finalidade reunir pesquisadores que tenham por objeto a história política e sua relação com o pensamento religioso em suas diversas manifestações. As temáticas referem-se: a) ao estudo das relações de poder; b) ao estudo da constituição e atuação das instituições políticas e religiosas, c) ao estudo dos marcos teóricos e metodológicos que servem de referência para o campo da história política e de sua estreita relação com as manifestações do pensamento e das práticas religiosas.

Pesquisadores: João Reis Novaes e João Batista Vicente do Nascimento.

 

3. Linguagens, Cultura Audiovisual e Mídias Contemporâneas

Objetivo: Estuda as diferentes linguagens, formas de visualidades e as novas tecnologias de informação e comunicação, no campo da produção do conhecimento histórico e/do ensino de História. Áreas de interesse: o cinema como fonte/objeto da História; o uso de filmes como recurso didático; fontes documentais na pesquisa e no ensino em História e Educação; o uso da TV como veículo de ensino, as tecnologias de informação e comunicação e suas relações com a educação; e produções multimídias para a educação.

Pesquisadores: Eduardo de Lima Leite, Iracema Oliveira Lima, Jairo Carvalho do Nascimento, Joslan Santos Sampaio e Maria Sigmar Coutinho Passos.

 

4. Memória, História e Educação Histórica

Objetivo - A linha objetiva agrupar estudos sobre ensino de História e a História da Educação, tendo a cultura escolar como categoria central de análise. Interessa-nos a memória dos e sobre os docentes e discentes, instituições escolares e história como disciplina escolar, desde diferentes possibilidades: cultura material, políticas públicas, os recortes étnico e de gênero, didática do ensino de História, TICs, função social da História perpetuada pela escola, educação patrimonial, entre outros objetos..

Pesquisadores: Antonieta Miguel, Fernanda de Oliveira Matos, Genilson Ferreira da Silva e Luciana Oliveira Correia.

 

5. Relações Étnico-Raciais e Culturas Negras

Objetivo: Esta linha de pesquisa contemplará os estudos sobre experiências culturais e simbólicas configuradas na diáspora negra para o Brasil, com especial atenção para as comunidades do sertão baiano. Explora ainda o aspecto das relações raciais e de poder entre os diferentes segmentos das sociedades locais e regionais, assim como as experiências históricas das chamadas comunidades tradicionais e sua inserção no conjunto maior da sociedade baiana e brasileira.

Pesquisadores: Edmar Ferreira Santos.