Apresentação

 
 

O V Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado (SIECS) e IV Encontro Local do PIBID do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, é uma atividade que visa discutir com a comunidade universitária e alunos, professores e gestores das redes estadual e municipais locais sobre o intercâmbio de conhecimentos produzidos entre/pelos cursos de licenciatura oferecidos nos campi da região (Brumado, Guanambi, Caetité e Bom Jesus da Lapa) e as escolas de educação básica, bem como proporcionar aos discentes e docentes envolvidos no processo um momento de reflexão sobre as vivências próprias da formação inicial de professores.

 

O desafio posto pelo evento será refletir sobre a ressignificação do Estágio Supervisionado e sobre o papel do PIBID na formação inicial dos licenciandos. Pensar a formação da profissão docente pela investigação dos espaços-tempos educativos nos quais os estagiários se inserem e os bolsistas do PIBID atuam.

 

Pensar, na atual conjuntura política do país, a profissão docente, diante das propostas conservadoras que alteram o cenário da educação tais como a Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio. Discutir o papel político do professor na educação será um dos objetivos principais deste evento.   

 

Ademais, o V SIECS pretende apresentar distintos espaços que permitam aos alunos dos cursos de licenciatura e de pedagogia dos campi VI, XII, XVII e XX, bem como professores das escolas de educação básica, apresentarem as suas experiências, pesquisas e iniciar/continuar o diálogo entre escola de educação básica e universidade com o propósito de pugnar por melhoras na formação do professor.