Apresentação

 
O Grupo Memória da Educação na Bahia e o Núcleo de História Social e Práticas de Ensino – NHIPE, grupos de pesquisas sediados respectivamente no Campus I, Salvador (com representações em outros campi da Uneb) e Campus VI, Caetité, propõem, simultaneamente, o XIII Colóquio em História da Educação na Bahia e o III Colóquio do NHIPE, intitulado Patrimônio, Memória e História da Educação. Trata-se de um evento que procura reunir profissionais envolvidos com pesquisas que tomam como tema a História da Educação no Brasil e na Bahia, temas referentes à História Social e a Prática de Ensino, sempre numa perspectiva que entenda a importância de formação de professores nos Cursos de Licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia. 
Estão convidados a participar do colóquio os professores e alunos dos Cursos de Licenciaturas (Pedagogia, História, Geografia, Letras entre outras) e dos cursos de pós-graduação em Educação, História, Cultura e Memória. O evento pretende aprofundar experiências de trabalho dos diversos campi da UNEB, em especial Caetité, Brumado, Guanambi e Bom Jesus da Lapa e de outras instituições no debate proposto. Além da UNEB e de unebianos, pretende reunir, parceiros de outras universidades do Estado, convidando-os para o debate. 
A escolha de Caetité para sediar este Colóquio, cidade importante do Sertão Baiano, justifica-se pela sua importância como centro de referência educacional, no tocante à formação de professores a partir da Escola Normal, bem como da escolha feita por Anísio Teixeira para que esta cidade sediasse o Centro Regional de Educação. Por esses motivos o município de Caetité se coloca como espaço de relevo para receber e sediar um evento que pretende tratar a Educação como possibilidade profícua de pesquisa. O Colóquio será realizado entre os dias 09, 10 e 11 de novembro de 2015, no Departamento de Ciências Humanas, DCH VI.